Escolha uma Página

Equipamentos protegem o profissional, reduzindo os riscos e as ameaças ao trabalhador na sua atividade laboral

Com intuito de garantir a segurança dos colaboradores, a Policlínica de Formosa realizou uma palestra para os colaboradores alertando sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A atividade citou os perigos aos quais os trabalhadores ficam expostos e os riscos de contaminação quando não utilizam seus equipamentos da maneira correta.

A técnica de segurança do trabalho Andréia Aparecida Lisboa e a enfermeira Helenir de Souza Fonseca abordaram o surgimento dos EPIs e o seu grande marco durante a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Industrial. “Os EPI’s vem sendo utilizados desde a época dos primatas para proteção e sobrevivência e conforme a evolução do mundo e as suas necessidades, os equipamentos foram sofrendo mudanças, passando por inovações devido o avanço das tecnologias e hoje são muito mais seguros, confortáveis e de fácil adesão pelo trabalhador”, explicaram.

Os profissionais citaram ainda o surgimento das Normas Regulamentadoras – NR e principalmente da NR6, que estabelece que o empregador forneça todos os EPIs de forma gratuita a todos os trabalhadores, sendo a obrigatoriedade e responsabilidade dos colaboradores de fazerem o uso dos mesmos.

De acordo com os palestrantes, o objetivo do evento foi transmitir conhecimentos sobre os tipos de EPIs, exposição de todos os equipamentos oferecidos pela unidade e um vídeo do Charles Chaplin, encenando sobre a chegada da revolução industrial e os perigos que os trabalhadores ficam expostos durante as suas jornadas de trabalho.

“Nosso intuito foi proporcionar conhecimento de uma forma diferente, conseguindo abordar os profissionais de todos os setores da unidade, esclarecendo dúvidas e reforçando a importância de desempenhar as funções diárias com segurança e mais responsabilidades”, afirmaram Andréia Aparecida e Helenir de Souza.

A diretora da Policlínica Estadual de Formosa, Silvana Morfardini, destaca a necessidade de reforçar com os colaboradores os riscos existentes em suas atividades profissionais. “O uso correto dos EPIs pode minimizar ou evitar esses riscos”, frisou.

Fonte: Diário da Manhã