Capacitação in loco mostrou o passo a passo da técnica correta para o bom êxito da prática

A Policlínica Estadual da Região do Entorno, em Formosa, promoveu um treinamento com a equipe, em alusão ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, lembrado em 5 de maio, que busca conscientizar, advogar, tornar o problema visível e sustentável na área da saúde e unir as pessoas para apoiar uma melhor higiene das mãos.

A capacitação foi realizada in loco com a utilização de uma caixa com luz ultravioleta, por meio dela se consegue observar os lugares onde a higienização das mãos não foi efetiva, levando os colaboradores a observar a importância do passo a passo de higienização das mãos correta para o bom êxito da prática.

De acordo com a enfermeira Laís Ferreira Araújo, com a dinâmica, os profissionais puderam observar que se não utilizarem o passo a passo correto, de forma efetiva, as mãos ainda apresentavam contaminação evidente.

“Por meio da caixa foi exposto e observado os lugares em que a higiene das mãos não foi realizada de forma correta e onde necessitavam usar a fricção de forma mais efetiva, através do álcool com neon que ficava presente somente nos locais onde realmente existiu a fricção com álcool, deixando evidente os locais em que não teve contato com o álcool”, explicou.

A profissional ressalta que a ação levou a conscientização da equipe sobre a importância da higiene das mãos de uma forma bem dinâmica e com a interação de todos os envolvidos.

A diretora-geral da Policlínica de Formosa, Silvana Mofardini, destaca o quanto a higiene das mãos é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas, incluindo a COVID-19.

Dia Mundial da Higiene das Mãos

Ao redor do mundo o objetivo da campanha é alcançar a higiene das mãos de forma efetiva e nos momentos adequados. O Dia Mundial da Higiene das Mãos de 2023 tem como tema: “Juntos, podemos acelerar a ação para melhorar a higiene das mãos e assim prevenir infecções e a resistência aos antimicrobianos na atenção à saúde. E construir uma cultura de segurança e qualidade, em que a higiene das mãos tenha máxima prioridade.”

Esta prática comum é baseada nas melhores evidências e tem um impacto comprovado na qualidade do atendimento e na segurança do paciente em todos os níveis do sistema de saúde. A higiene adequada das mãos ajuda a prevenir e controlar as infecções associadas aos cuidados de saúde.

A higiene das mãos deve ser eficaz e prevenir a propagação de microorganismos infecciosos durante os cuidados de saúde sempre que necessário e da forma mais eficaz, utilizando a técnica correta com produtos prontamente disponíveis no local de atendimento. A higiene adequada das mãos deve ser realizada em 5 cinco momentos específicos: antes de tocar no paciente; antes de realizar um procedimento limpo/asséptico; após risco de contato com fluidos ou secreções corporais; após tocar o paciente e a pós tocar em superfícies próximas ao paciente.

As infecções associadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pessoas em todo o mundo e têm um impacto significativo nos pacientes e nos sistemas de saúde. Nos países desenvolvidos, essas infecções representam aproximadamente 5% das internações e nos países em desenvolvimento, mais de 25%.

A higiene das mãos (esfregar as mãos com álcool ou usar água e sabão líquido) é uma das medidas mais eficazes que você pode tomar para reduzir a propagação de patógenos e prevenir infecções. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade podem desempenhar um papel importante na prevenção de infecções praticando a higiene regular das mãos e salvando vidas.

Fonte: Diário da Manhã