Ato altruísta e de solidariedade pode salvar até quatro vidas

No mês de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para alertar o público interno da unidade de saúde sobre a importância desse ato de amor, o Núcleo de Educação Permanente (Nepe) da Policlínica de Formosa promoveu a campanha Junho Vermelho.

Os profissionais do Nepe destacaram que em Formosa tem a Unidade de Coleta e Transfusão, que atende 11 Municípios da Região e 16 unidades hospitalares. “ Para realizar a doação é necessário estar dentro dos critérios exigidos: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 60 kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); não estar com sintomas de gripe ou gripado e apresentar documento com foto emitido por órgão oficial”, explicaram.

O agendamento da doação pode ser realizado pelo site: https://www.hemocentro.org.br/

“Vale frisar que não há substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial e seu consumo é diário e contínuo nas unidades de saúde, a transfusão de sangue é necessária em diversas situações como cirurgias cardíacas, anemias crônicas, cirurgias de urgências, acidentes que causam hemorragias, complicações de dengue, febre amarela, tratamento de câncer, dentre tantas outras”, reforçaram.

A diretora da Policlínica de Formosa, Silvana Mofardini, parabenizou todos os doadores que celebram 20 anos de generosidade, ato de servir e doar.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.