Prática é eficaz para reduzir a transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas

A Comissão do Núcleo de Educação Permanente Continuada (Nepe) da Policlínica de Formosa, em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, ministrou uma palestra, seguida de uma dinâmica Lúdica, sobre a importância da prática no dia a dia para os pacientes e profissionais da unidade de saúde.

De acordo com a equipe do Nepe, todos os anos a Organização Mundial da Saúde( OMS) reforça a campanha, que tem como tema ‘Salve Vidas: Higienize suas mãos’. O objetivo é frisar a importância da higiene das mãos e unir as pessoas em apoio à melhoria da prática em todo mundo.

“A higienização das é um dos principais meios para reduzir a transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas, seja com água e sabão ou com preparação alcoólica 70%”, disse.

A Policlínica de Formosa segue os passos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde quanto aos passos para higienização das mãos, com preparação alcoólica 70%, por no mínimo 20 a 30 segundos, e para água e sabão de 40 a 60 segundos. “Para os profissionais de saúde, a prática é dividida em cinco momentos: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluídos corporais; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente”, comentou a equipe do Nepe.

A diretora da Policlínica de Formosa, Silvana Mofardini, destacou que a unidade de saúde tem um compromisso com as atividades de educação permanente. “Elas proporcionam aprendizado e além disso, é uma forma de interação com os pacientes da nossa unidade” frisou.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.