Divulgação

Atividade orientou a respeito da demanda de administração dos medicamentos (CEAF) dentro da Unidade

A Policlínica Estadual de Formosa realizou um treinamento para equipe de enfermagem a respeito do fluxo de acesso e aplicação de Medicamentos do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF), destacando os processos de abertura, dispensação e aplicação de medicamentos injetáveis.

A farmacêutica Holinda Paula e a enfermeira Helenir de Souza explicaram que no estado de Goiás, o Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbona (CEMAC JB) é o Centro de referência Estadual na dispensação de medicamentos constantes CEAF, de uso ambulatorial. “Hoje são contempladas 102 doenças/agravos; disponíveis 155 tipos de medicamentos; e 254 apresentações farmacêuticas”, comentaram.

Em 2022, o Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), descentralizou o serviço que anteriormente era feito na CEMAC – JB, implantando o serviço do CEAF- na Policlínica Estadual de Formosa – GO a qual é referência para 15 municípios goianos, abrangendo as regiões do Entorno Norte e Entorno Sul do Distrito Federal.

“Para nós é uma satisfação fazer parte desta rede e poder agregar valores a população de Formosa e Entorno, trazendo praticidade, rapidez levando a eles a certeza de que podem contar com nossa unidade”, afirmaram.

Divulgação

Segundo as profissionais, a dispensação dos medicamentos do componente é realizada por meio de abertura de processo. “Inicialmente, o médico deve identificar a classificação da doença (CID-10) e verificar na relação de medicamentos contempladas (pelo CEAF e padronizados no elenco Estadual) para a doença / agravo”, disseram.

Em Goiás, o processo é aberto pela plataforma do portal expresso endereço: https://www.go.gov.br/tela-orgao/servico/solicitar-abertura-de-processo-ou-alteracao-eou-inclusao-de-medicamentos-de-alto-custo#/. Conforme dados do Ministério da Saúde, o Componente é a garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em âmbito ambulatorial, para todas as condições clínicas contempladas no CEAF, por meio das diferentes linhas de cuidado definidas nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), que estabelecem critérios para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de uma doença ou agravo em saúde.

A Policlínica Estadual de Formosa vai realizar a implantação da sala de aplicação de medicamentos injetáveis pelo CEAF no ato da dispensação na unidade. Exceto, medicamentos de aplicação diária. “O treinamento de educação continuada teve como objetivo orientar, instruir sobre a demanda de administração dos medicamentos (CEAF) dentro da Unidade, abordando quais serão os medicamentos aplicados, os cuidados necessários e as vias de aplicação”, frisaram.

A diretora-geral da Policlínica Estadual de Formosa-Goiás, Silvana Mofardini Machado, afirma que mais uma vez a unidade tem reforçado o compromisso com os seus colaboradores e sociedade.

Fonte: Diário da Manhã